Medicina Tradicional e Chinesa

Acupuntura, uma especialidade médica.

​Acupuntura
 Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é a denominação usualmente dada ao conjunto de práticas da Medicina Tradicional em uso na China, desenvolvidas ao longo de milhares de anos de história. Também conhecida como Medicina Chinesa, é considerada uma das mais antigas formas de Medicina Oriental, termo que engloba também as Medicinas da Asia, como os sistemas médicos tradicionais do Japão, Coreia, Tibet e Mongólia.  

Na Medicina Chinesa, a acupuntura, desenvolvida há milhares de anos, teve um impacto duradouro sobre a área da saúde e tem sido uma causa significativa da ampla apreciação internacional.
É uma especialidade médica segura, econômica e fácil de ser administrada; não apresenta efeitos colaterais – se realizada por profissional experiente. Pode ser eficaz como tratamento único e/ou como coadjuvante (complementar a outros procedimentos médicos).

A acupuntura é eficaz para uma variedade de problemas de saúde, particularmente para casos em que a medicina ocidental tem pouco a oferecer – como no campo do controle da dor.
No século XXI, com a ciência moderna predominando em todos os campos, a acupuntura continua a ter valor pela sua contribuição à saúde e à longevidade do ser humano.

A filosofia central é baseada no potencial de autocura do corpo. Está aí a sua contribuição para a medicina moderna.

Na atualidade, uma enorme quantidade de dados laboratoriais e evidências clínicas possibilitam o alcance de uma compreensão mais profunda, nunca antes obtida sobre os funcionamentos internos da acupuntura, usando-se o conhecimento que vai desde a medicina molecular até o moderno entendimento da anatomia humana. 

Na China atual, cada vez mais, o diagnóstico pela MTC interage com métodos de diagnósticos ocidentais, direcionando-se gradualmente para uma total integração entre os dois sistemas: Ocidental e Oriental.


As Técnicas Terapêuticas da MTC são:

Técnicas Terapêuticas da MTC
1. Tuiná (Tuina);
2. Acupuntura;
3. Moxabustão;
4. Ventosa Terapia;
5. Fitoterapia Chinesa;
6. Dietoterapia Chinesa;
7. Praticas QI Gong/ Tai Chi – práticas que contribuem para o reequilíbrio do organismo.


Em comum, a todas as técnicas terapêuticas da MTC o fato da patologia interna ter como causa desequilíbrios internos como emoções fortes; má alimentação; casaco excessivo; poucas horas de sono; etc..